quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O Labirinto do Fauno

"O longa dirigido por Guillermo Del Toro (HellBoy, A Espinha do Diabo) é uma obra fascinante. Cada elemento está minuciosamente bem colocado dentro do filme, sem excessos e o mais importante, em prol da estória. O diretor contextualiza com destreza o clima da ascensão de Franco ao poder na Espanha e a implacável caça aos esquerdistas contrários ao regime. Mesmo quem desconhece este capítulo da história espanhola compreende o pano de fundo no qual a trama se passa, vide a habilidade da direção e a pontualidade do roteiro.

Del Toro trabalha com perspicácia as personagens coadjuvantes, enriquecendo assim o teor dramático e elevando a qualidade do filme. Observamos o drama da cozinheira Mercedez (Maribel Verdú), a vilania do capitão Vidal (Sergi López) e o estupendo embate violento entre os dois. O drama social espanhol possui uma pungência que por si só renderia um outro filme.

É delicioso ver efeitos especiais e maquiagem trabalhados com sutileza. Hoje, parece estar em moda as explosões visuais - quanto mais efeito e maquiagem, melhor. Perceba como o efeito, apropriado e bem realizado, dá vida ao inseto que persegue Ofélia e se torna, em um passe de mágica, uma fada. A maquiagem do fauno (Doug Jones) é memorável e digna de indicação ao Oscar.


Nenhum comentário: