segunda-feira, 20 de abril de 2009

Trechos de Madame Bovary:

"... A cama era uma cama de casal de acaju em forma de barca. As cortinas de levantina vermelha que desciam do teto fechavam-se baixo demais, perto da cabeceira que se alargava; e nada havia no mundo de mais bonito do que sua cabeça morena e sua pele branca destacando-se sobre aquela cor púrpura quando, com um gesto de pudor, ela fechava os dois braços nus, escondendo o rosto nas mãos..."


"... Despia-se brutalmente, arrancando o fino cordão do seu corpete que lhe sibilava ao redor das ancas como o escorregar de uma cobra. Ia na ponta dos pés nus ver ainda uma vez se a porta estava fechada; depois, com um único gesto, deixava cair, juntas, todas as suas roupas; - e, pálida, sem falar, séria, abatia-se contra seu peito, com um longo estremecimento..."


"... E então, olhando para trás, percebeu ainda uma vez o impassível castelo, com o parque, os jardins, os três pátios e todas as janelas da fachada..."


"...A loucura assaltava-a, teve medo e chegou a controlar-se, mas confusamente, é verdade; pois não lembrava a causa de seu horrível estado, isto é, a questão do dinheiro. Sofria somente em seu amor e sentia sua alma abandoná-la com aquela lembrança, como os feridos, ao agonizar, sentem a existência esvair-se por sua chaga que sangra.

A noite caía, algumas gralhas voavam..."

Gustave Flaubert, Em: Madame Bovary.

4 comentários:

BC disse...

Um belo texto, sem dúvida!
Não apareci mais cedo porque estive doente.
Beijo~
Isabel






bc-outrossorriso.blogspot.com

. disse...

Lindo texto..profundo e tocante para mim..
Beijos

iILÓGICO disse...

mari, imagino, sempre, você escolhendo um texto para dividir seu prazer conosco.


obrigado.
você me fez lembrar que há poesia em toda literatura...

bjs

L M disse...

olá...gostaria que me informasse em que parte do livro posso encontrar estre trecho
bjus obg