sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Oscar Wilde



A leitura mais interessante de todas é aquela que nos cai nas mãos como um presente inusitado, é
também aquela que vai nos preenchendo, nos levando a uma emoção tanta, que não controlamos
as lágrimas que teimam em cair, mesmo estando nós dentro de um ônibus, alvos de olhares curiosos que definitivamente não compreendem a mágia que nos está acontecendo nesse momento.
Coloco este conto como um dos meus favoritos e para incentivar a sua leitura posto aqui uma crítica literária desta obra maravilhosa.


"“O pescador e a sua Alma” é uma das mais belas e poéticas histórias de amor de Oscar Wilde retomando a temática de “O Príncipe Feliz” e “O Rouxinol e a Rosa”.Mas, ao contrário da história de Andersen – “A Pequena Sereia” – o pescador e a sereia de Wilde apaixonam-se e amam-se. O pescador entrega o coração à sereia contra tudo e contra todos, inclusive o padre que vê a sereia como uma figura pagã e, por isso mesmo, anti-cristã, condenando um amor que não cabe nos parâmetros da religião.Para juntar-se à sereia, o Pescador corta com as suas raízes cristãs, desfaz-se da Alma, o seu alter-ego, que passa a errar pelo mundo entregue ao domínio das Trevas.No entanto, a Alma do pescador que é o seu Ka, o seu duplo ou o seu gémeo, regressa e, por três vezes, tenta o Pescador. Primeiro tenta seduzi-lo com Sabedoria. Depois com Riqueza. E, por último, oferece-lhe sexo em quantidade e variedade, simbolizado pelos pés brancos das mais belas dançarinas do mundo. O Pescador sucumbe apercebendo-se depois, tarde demais, que o Amor não é apenas melhor do que a Sabedoria e a Riqueza. É, também, superior ao Prazer – a tentação suprema.O Pescador apercebe-se que, ao abandonar o amor, a Alma perde-se, torna-se cínica, sucumbe às emoções negativas e passa a não respeitar os outros. Porque as emoções positivas, isto é, o Amor e seus derivados ficaram com a sereia e o dever, ou seja, o travão que impede a maldade diluiu-se quando vende a alma ao Diabo por intermédio de uma bruxa. Uma bruxa que é o arquétipo negativo do feminino, tal como no conto de Andersen. O arquétipo positivo da figura feminina em Wilde nunca é totalmente mulher como é o caso da sereia e da supracitada Virgínia, a menina-anjo.Uma vez instalado o ódio e a maldade é extremamente difícil efectuar o caminho de volta. Por vezes, não se consegue ou, quando se consegue, é tarde demais. A mensagem final é a de que o ódio não é construtivo."
Claudia Sousa Dias
Essa é uma boa visão sobre o conto. A quem tiver a oportunidade de ler eu recomendo muitíssimo. De preferência se não for uma daquelas versões adaptadas para uma linguagem mais simples e atual, pois isso acaba com qualquer história. Uma vez peguei uma versão assim do conto A Máscara da Morte Rubra, de Edgar Allan Poe (no início do livro O Iluminado tem um trecho e eu adorei) . Na tal versão o título era A Máscara da Morte Vermelha, o que já não me agradou, mas tudo bem, o problema foi que escrito daquela forma o conto não passava a tensão que deveria. E como eu já tinha lido outros contos de Poe pensei que aquilo estava uma porcaria e não se parecia em nada com o trecho que eu havia lido antes. O ideal é procurar os contos ou livros traduzidos e não adaptados.
É isso. Leiam O Pescador e sua Alma.

Imagem: autor desconhecido.

Nenhum comentário: